21 de outubro de 2008

Pioneiros nos novos tempos

Hoje estamos em pleno boom dos cafés especiais e suas lojas bacaninhas espalhadas pelas capitais do país. Todas com decoração moderna, wi-fi, sofás confortáveis pra quem quer ficar sem pressa, revistas atualizadas, comidinhas sofisticadas e naturalmente um bom café tirado com primazia por um barista treinado em boas escolas.

Mas vamos lembrar como era a não menos de 10 anos atrás. Lugar de tomar um bom café eram em lojas como Fran´s Café e Café do Ponto. Ambas nascidas com conceito de cafeteria modernizada na década de 70. Mais ou menos o mesmo conceito que evoluindo chegou nas muitas cafeterias que existem por aí hoje.

Lembro bem que no caso do Fran´s Café para alguém que não morava em São Paulo o que surpreendia era uma loja onde você podia sentar durante toda a tarde em conversa com amigos sem que nenhum atendente lhe ficasse a todo o momento pressionando por novos pedidos e mais consumo. O incrível era poder ficar o dia inteiro sentado na mesma mesinha só com um café e uma garrafa de água lento um livro tranquilamente.

Vim morar em São Paulo no final dos anos 90 e me surpreendia muito com a paz e a informalidade de cafeterias como o Fran´s Café e hoje muitas vezes volto a uma loja por puro saudosismo para descobrir que aquele bom café que me agradava hoje não é mais o mesmo. Ou sou eu que fiquei mais exigente? Não sei. Mas certamente observo várias franquias podiam servir melhor. Não é o caso de ter um mega-ultra-especialista barista. Nem precisa. Basta treinar o básico mesmo. Já 

estaria ótimo. Hoje o Fran´s Café lembra um café caro e nem sempre bem tirado. 

É o que aconteceu com o Café do Ponto. Modernizou grande parte de suas lojas e franquias. Tem opções variadas de boas comidas e no que toca o café eu não posso falar por 10 anos atrás porque não lembro. Mas o de hoje não peca em nada. As equipes nas lojas em geral são cuidadosas. Quem gosta do diferente pode até experimentar cafés aromatizados: trufas, creme irlandês, etc. Particularmente não faz muito meu gênero, mas tem gosto pra tudo. 

O velho Fran´s é que precisa correr atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.flickr.com