Com alguma dose de tristeza cheguei a conclusão de que o café na rede argentina Havanna não está passando por uma boa fase. Quando a começaram a abrir as primeiras lojas no Brasil a idéia era mesmo oferecer um ambiente que fosse mais do que simplesmente vender os desejados alfajores e o dulce de leche argentino por aqui.
No começo eram só quiosques, principalmente nos aeroportos. Mas depois vieram as cafeterias elegantes em shoppings e bairros voltados para o segmento de consumidores de cafés especiais. Basicamente quem procura um lugar tranquilo na cidade para tomar um bom muito café, ler jornal ou acessar internet em um ambiente tranquilo. Assim como na argentina a oferta é de um espresso tirado por baristas treinados e outras bebidas produzidas com o grão da Fazenda Pessegueiro (já comentei aqui sobre sua popularização sempre bem vinda).
O preço do cafezinho nunca foi dos mais baratos. Agora custa algo como R$ 3,30. Mas nunca me incomodei em pagar caro se o grão é bom e o café bem tirado. O espresso do Havanna Café sempre se igualou os melhores de São Paulo. Pelo menos era assim até pouco tempo atrás. Agora já não posso garantir nada.
Poucos dias parei para um café no balcão da loja do Havanna Café no Shopping Villa Lobos. Pra minha supresa o café que pedi curto (como sempre) veio sem creme nenhum, com gosto de queimado (na foto). Confesso que não deu nem vontade de tomar, e pela falta de habilidade visível do atendente que tirava o café (não vou chamar de barista) desisti de pedir outro.
Semana passada resolvi fazer outra tentativa na loja dos Jardins. No fundo acreditava que a falha podia estar apenas na loja do Villa Lobos. Infelizmente não foi o que aconteceu. O espresso até veio melhorzinho, com um creme fraquinho e sem cor. O café igualmente com gosto de queimado.
Confesso que não vivo o universo dos baristas, mas depois desta experiência ouvi de um conhecido que o que pode ocorrer com o Havanna é a dificuldade de manter os bons profissionais em tantas lojas.
Na foto da direita espresso no Havanna Café antes e na foto da esquerda como é agora
Meu caro,
ResponderExcluirvou ousar discordar de voce na questao de MO. O mercado para a profissao de barista é pifio. O empresariado de um modo geral, não investi na figura do barista pois encara como MO e$pecializada! O que temos sao atendentes de balcão que tambem tiram cafe! Paga-se portanto, salário mínimo! Temos ai a equação perfeita para um enorme turnover de funcionários.
Ja soube que tem barista no suplicy que ganha 3.200,00 (salário+tips) nao acredito! mas em todas profissões existem distorções..
Pela foto vejo que o resultado final foi causado por sucessão de problemas desde grão “passado” no moinho, grão já moído há algum tempo no reservatório, moagem errada (granulagem grossa), maquina fria e pressao desregulada! Fora o desleixo com o produto final e com o cliente, é claro!
abs!
Mas a teoria é exatamente esta. Barista custa caro. No início o Havanna investiu em colocar um em cada uma das lojas, MO cara. Depois desistiram do custo e o café é tirado por um sujeito qualquer.
ResponderExcluirO triste é pq era um muito bom café e agora consegue ser pior do que uma padaria mais ou menos aqui em SP.
Gustavo... posso fazer uma crítica a vc? Vou tomar essa liberdade pela mesma criada ao criticar o Havanna. hehe
ResponderExcluirSeu gosto por cafés é péssimo!!! Precisa melhorar :)
abraços
Léo Moço
Obs: Não consigo acreditar que vc adorou o café Haiti...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSalve. Obrigado pela crítica direta e sincera. São sempre as melhores.
ResponderExcluirSabe que não sou nenhum especialista e sempre faço questão de dizer em todos os posts que faço que a minha é a opinião é a do simples.
Acredito que não ninguém precisa ser um sommelier ou um enólogo para escrever sobre vinho. Vou nesta linha. Nunca fiz nenhum curso sobre cafés ou sobre degustação e por enquanto não tenho nenhum plano.
O fato é que gosto da bebida já tem muito tempo. Gosto da experiência de tomar um bom espresso em casa e desbravar os bons espressos que existem por aí. Mas obrigado pelas suas sábias palavras. Bom saber que eu tenho um "péssimo" gosto. Mas por enquanto eu vou ter que conviver com ele ;-) Bom ou ruim o fato é que todos nós gostamos bastante de café a ponto de escrever sobre isso.
Forte abraço!
Então Gustavo...
ResponderExcluirquem sou eu pra dizer o que vc pode ou não... Mas viu sua reação? De repente seria a mesma de alguém do Havanna...
Vão falar assim... " Ahh Gustavo...somos especializados em Alfajores...quem disse que temos que super entender de café pra ter uma loja?"
Enfim, a vida é assim, não precisamos entender nada de nada pra pode falar o que quiser...Viva a liberdade de expressão!!! E viva as críticas construtivas!!!
Abraços e Bons Cafés!!! :)
Olha que como consumidor eu vou continuar sendo mesmo só um consumidor muito atento e que curte a bebida. Mas se um dia eu comprar uma franquia da Havanna, ou coisa parecida, eu prometo pra vc que faço todos os cursos para se não conseguir melhorar meu gosto pelo menos não servir o café de qualquer jeito.
ResponderExcluirAbração!
Eu tive a mesma experiência triste no Havanna Café de Curitiba. Eles não sabem o ponto. No último, não consegui nem apreciar o aroma. Então, acho melhor voltar aos alfajores mesmo, já que fazem o melhor. Tomei apenas um frappucino em no café de Buenos Aires. Não era céu na terra, mas muito melhor que o que servem aqui.
ResponderExcluirBom, concordo em genero e grau com o Gustavo, Sr Leo Moco, preste atencao no que postou. Como uma empresa que esta querendo fazer nome, conquistar clientes e espaco em um pais como o Brasil, que eh acostumado a tomar cafe desde o tempo da escravidao, faz uma mancada dessas??? Nao concordo em nada com o que respondeu ao Gustavo que deve ser um cliente que pagou (e caro) pelo cafe, pelo servico, pelo local e logicamente pelo lucro da empresa, no minimo esta empresa poderia, se quiser continuar no ramo de cafe e alfajores, aperfeicoar o atendimento, pois com o preco que os clientes pagam somente pelo cafezinho, no minimo, tem que ser muito bom, no MINIMO.
ResponderExcluirPense a respeito e por favor, faca um curso de gestao empresarial na FGV, com certeza voce vai mudar de opiniao e vai apoiar o Gustavo e muitos outros clientes que com certeza estao descontentes com a pessima qualidade do cafe.
sem mais no momento.
PS: antes de construir uma critica, reflita no que vai escrever.
Abracos e clientes do Havanna Cafe, pensem antes de comprar outro cafe neste local. Starbucks, McDonal's, Frans Cafe sao outros lugares que vendem excelentes cafes e o ambiente eh maravilhoso.
Alguem sabe a marca das chavenas utilizadas no Havanna e onde comprar?
ResponderExcluirOlá lhe convido a voltar ao Havanna do Shopping Villa Lobos para ver com seus próprios olhos as mudanças que foram feitas, na época em que o senhor foi atendido estávamos realmente em decadência, sem bons profissionais mas este inicio de ano as coisas mudaram, estamos sob nova direção e com o gerente Igor dando as ordens muita coisa mudou, desde a qualidade do que é servido até o atendimento que é feito.
ResponderExcluirEnfim, apareçam quando puder para que possam tirar novas conclusões.
Atenciosamente A nova atendente do Havanna.
De certo, esse post é bem antigo. Mas gostaria de deixar minha opinião. Encontrei esse post ao pesquisar franquias da Havanna, que creio possa ser um bom investimento. E fiquei feliz em saber que o único problema, é de fácil solução. Basta colocar um barista, ou seja MO especializada no local. Acredito que Leo moço, um renomado profissional entenda do que está falando e tem toda credibilidade para tal. Eu por exemplo, me apaixonei por café ao conhecer o "Cafuné" (Leo Moço deve conhecer muito bem). Um local despojado e ao mesmo tempo elegante onde o café, ao custo de R$ 4,50 não me parece caro. Já que sua qualidade acompanhava o preço salgado. O problema está quando um loja de cafés especiais abre mão de ter um Barista (Hans - simpático, divertido e talentoso) para ter seu café sendo tirado por atendentes. Elas não menos divertidas e simpáticas, mas a qualidade do café caiu absurdamente. Não sei se por causa delas ou por outras mudanças... Conclusão: Todas as pessoas que eu carregava comigo para o cafuné e dividia essa experiência, hoje preferem tomar a bebida da loja em frente, um CacauShow... e eu não tiro a razão deles... Pagar R$ 4,50 por um café ok? é melhor pagar R$ 3,50 por um mais ou menos.
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