14 de dezembro de 2009

Muitos e bons espressos em Nova York

Acho que não sou o único que tinha no imaginário a idéia de que o café para os norte-americanos se resumia aquela bebida rala que mais vale pela quantidade do que pelo sabor. Mesmo em viagens anteriores aos EUA eu sempre recorria a um Starbucks em alguma esquina para tomar um espresso razoável.

Pois bem. Desta vez estive por lá duas vezes, dois lugares diferentes, em menos de 3 meses. Voltei mais atento e confesso que fiquei um pouco surpreso com a facilidade em se encontrar bons espressos em Nova York, assim como na região da Nova Inglaterra.

Nova York

Até aí não vou repetir o óbvio de que Nova York tem de tudo para todos os gostos. Lógico que também tem bons cafés. Antes de viajar li com atenção a boa série de posts sobre cafés em NY do Espressa-mente, praticamente um guia de boas cafeteiras na cidade.


Somando o post do Espressa-mente e a indicação de um amigo coloquei no meu mapa a Ninth Street Espresso no Chelsea Market. Acabei passando duas vezes não
só pelo café mas pelo próprio Chelsea Market, um lugar incrível para um almoço informal, principalmente se você anda sozinho pela cidade. Experimentei um espresso curto, dos mais encorpados que me lembro, e em uma segunda visita também um cappuccino simplesmente perfeito. O aroma delicioso do café torrado da loja se espalha pelos corredores do mercado aparentemente a qualquer hora do dia.

Também em Chelsea outra boa surpresa que descobri caminhando ao acaso é o Telegraphe Cafe. Não só pelo excelente espresso, mas por todo o ambiente. Cheguei a
ficar algumas horas sentado nas mesinhas voltadas para a calçada com um croissant, um espresso e utilizando o wifi da cafeteria. Um lugar perfeito para observar com conforto a

movimentação de uma típica rua de Manhattan.
>> Telegraphe Cafe - 107 W 18th St, New York (at 6th Ave)

No Fika Espresso Bar espaço não é a maior qualidade. Nas duas vezes que entrei na loja para tomar um espresso o máximo que consegui foi tomar o café em pé no balcão voltado para a rua. O ambiente é moderno, bem apertado. Só duas mesas minúsculas que mal cabem duas pessoas. Nos horários da manhã é preciso um pouco de
paciência para enfrentar a fila. O espresso custa U$2,50, o que não é muito barato para os nosso padrões. Mas vale o investimento.

Caminhando na 42nd o Aroma Espresso Bar chamou minha atenção de longe pela fachada. Eu tinha acabado de tomar um espresso na Grand Central Station mas tive que repetir a dose no Aroma. O ambiente descolado com mesas coletivas que ficam lotadas no almoço de quem busca os bons sanduíches e saladas da casa (eu provei os dois). O café segue a linha do ultra encorpado como na Ninth Street.
Essas ficaram na memória pois foram os pontos onde estive 2 ou 3 vezes, mas não foram as únicas. Muitas e muitas outras cafeterias menores ou maiores em diferentes bairros de NY servem o espresso ao estilo europeu com perfeição.


Um comentário:

  1. Valeu pela citação!
    Pois é, NY é meca do espresso, do bom e do ruim!
    Elegi o espresso do Joe (na grand central) como o melhor que bebi este ano!
    abraços,
    EM!

    ResponderExcluir

www.flickr.com