6 de dezembro de 2009

Dicionário Gastronômico - Café com suas receitas

Já está mais do que na hora de quebrar o jejum de meses e meses sem nada novo por aqui.


Esta semana estive no lançamento do Dicionário Gatronômico - Café com suas Receitas, da Giuliana Bastos. Foi na Livraria da Vila aqui em SP.

Já confessei por aqui várias vezes que nem de perto me considero um mega especialista em cafés. Apenas gosto muito da bebida, gosto de experimentar e escrever como um simples apreciador.
E para um sujeito como eu o Dicionário da Giuliana caiu como uma luva. É simples, direto, o texto delicioso de ler, muito bem ilustrado. Podia servir só como uma fonte de consulta na estante para as horas que você quer tirar uma dúvida ou entender o que quer algum assunto ou procedimento específico do universo dos cafés. Mas vai além disso. É um belo instrumento para entender em termos bem menos técnicos do que a maior parte dos livros sobre o tema que se encontra nas livrarias por aqui.
Um bom exemplo é o FAQ no final do livro. Algo como as principais respostas que um iniciante sempre quer saber sobre café mas não tem coragem de perguntar ;-)

Ok ok, um barista, um especialista vai achar que o livro é bonito mas superficial. Porém, eu mais do que recomendo para os que são apreciadores como eu.

2 comentários:

  1. Boa dica! O assunto carece de literatura menos tecnica e onde sobram criticos de plantão!
    abs!

    ResponderExcluir
  2. Sempre mais uma boa dica de literatura. É bom para o publico leigo se interar do assunto.

    ResponderExcluir

www.flickr.com