29 de abril de 2009

Xícaras ou xícaras


Alguém já reparou como anda cada vez mais comum, pelo menos aqui em Sampa, estas xícaras compridas estão começando a virar moda. Eu tinha lá minha implicância porque sempre acho que o curto acaba vindo mais longo e o normal acaba super aguado. Mas algumas são bonitinhas com um espresso super bem tirado como esta de uma cafeteria de um prédio comercial no Itaim.

3 comentários:

  1. Bom dia Gustavo !!!

    Na verdade a xícara mais comprida não modifica o volume do café, ela é desta forma mais comprida porque a boca é mais fechada, que por sua vez é assim para segurar a crema do espresso por mais tempo. Quando a xícara tem a poca mais aberta a crema se expande.

    Trabalho na empresa Café Toledo, segue uma apresentação de nosso trabalho e gostaria de pedir a gentileza de que me informasse qual o seu tipo de consumo em sua residência para que enviassemos amostras do nosso produto.

    O Café Toledo é uma empresa pioneira em produtos Gourmet, fruto do conhecimento e experiência de professor, provador e classificador de café , tradicionalmente passado de pai para filho
    Conceituado na elaboração e manutenção de alto padrão de qualidade, busca ampliar negócios com parceiros com mesma filosofia, para apresentar um projeto consistente e promissor envolvendo café Gourmet.
    O Café Toledo é elaborado com grãos isentos de defeitos selecionados de diversas fazendas e preparos da região da Alta Mogiana/SP, utilizando somente matéria-prima 100% Arábica, especial e tipo exportação.

    Há um controle de qualidade em todas as etapas do preparo para manter o nosso padrão, ressaltando a importância da torra adequada para preservar as substâncias nutritivas presentes no café.

    O nosso Blend resulta em um café equilibrado entre corpo e acidez, com aroma atraente, bebida achocolatada, completando um "bouquet" agradável e intenso por toda a boca.

    Aguardo breve retorno.

    Muito Obrigada.

    Adoramos seu blog

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo do Café Toledo. Mais fácil vc me enviar seu contato direto no email gusmansur@gmail.com
    Obrigado pela explicação!! :-)

    ResponderExcluir
  3. Salve!
    Esta xícara esta sendo disseminada no Brasil pelo McCafé. Eu a chamo de bonitinha mas ordinária!!! Exatamente por esta característica que você descreveu....o curto fica muito curto e o longo vira um carioca (mais água).

    Ela pode ate por ser estreita na boca e concentrar melhor o creme como disse o(a) anônimo(a) do café Toledo...porem, o café esfria mais rápido e tem-se que tomar muuuuuuuuuuuito cuidado (o que é raro!) no momento da extração para não tirar um espresso alongado e assim, aguado.

    Parece-me que esta xícara possui 90ml de capacidade. Possivelmente, é daí, que venha o problema do excesso de agua!

    Lembro-me em 2005 ao visitar a cafeteria BUN, da Silvia, ate então apenas campeã brasileira de barismo, (hj é bicampeã e sexta no mundial) usava estas xícaras na cor vermelha! Ao questiona-la o por que de não usar as tradicionais Sofia, ela afirmou que o critério foi estético e pela cor diferente. E que realmente não foi a melhor escolha!
    abs!

    ResponderExcluir

www.flickr.com