13 de julho de 2009

Café no Havanna de São Paulo desandou


Com alguma dose de tristeza cheguei a conclusão de que o café na rede argentina Havanna não está passando por uma boa fase. Quando a começaram a abrir as primeiras lojas no Brasil a idéia era mesmo oferecer um ambiente que fosse mais do que simplesmente vender os desejados alfajores e o dulce de leche argentino por aqui.

No começo eram só quiosques, principalmente nos aeroportos. Mas depois vieram as cafeterias elegantes em shoppings e bairros voltados para o segmento de consumidores de cafés especiais. Basicamente quem procura um lugar tranquilo na cidade para tomar um bom muito café, ler jornal ou acessar internet em um ambiente tranquilo. Assim como na argentina a oferta é de um espresso tirado por baristas treinados e outras bebidas produzidas com o grão da Fazenda Pessegueiro (já comentei aqui sobre sua popularização sempre bem vinda).

O preço do cafezinho nunca foi dos mais baratos. Agora custa algo como R$ 3,30. Mas nunca me incomodei em pagar caro se o grão é bom e o café bem tirado. O espresso do Havanna Café sempre se igualou os melhores de São Paulo. Pelo menos era assim até pouco tempo atrás. Agora já não posso garantir nada.

Poucos dias parei para um café no balcão da loja do Havanna Café no Shopping Villa Lobos. Pra minha supresa o café que pedi curto (como sempre) veio sem creme nenhum, com gosto de queimado (na foto). Confesso que não deu nem vontade de tomar, e pela falta de habilidade visível do atendente que tirava o café (não vou chamar de barista) desisti de pedir outro.

Semana passada resolvi fazer outra tentativa na loja dos Jardins. No fundo acreditava que a falha podia estar apenas na loja do Villa Lobos. Infelizmente não foi o que aconteceu. O espresso até veio melhorzinho, com um creme fraquinho e sem cor. O café igualmente com gosto de queimado.

Confesso que não vivo o universo dos baristas, mas depois desta experiência ouvi de um conhecido que o que pode ocorrer com o Havanna é a dificuldade de manter os bons profissionais em tantas lojas.

Na foto da direita espresso no Havanna Café antes e na foto da esquerda como é agora
www.flickr.com