13 de outubro de 2008

Saudades da Cafeera


As cafeterias da Grão Espresso sempre existiram por aí. Espalhadas por tudo quanto é canto quase como uma “Casa do Pão de Queijo” da vida. Sempre foi um café honesto que você pode encontrar no meio da rua em muitas lojinhas dentro de supermercados, lojas da C&C, etc.
Hoje estava procurando uma antiga loja da Cafeera em Pinheiros, na R. Henrique Monteiro, quase na Faria Lima e esbarrei com uma Grão Espresso no mesmo lugar, a mesma loja. Pra feliz surpresa o grão oferecido dentro da loja é o mesmo Cafeera produzido pela Ipanema Coffees. Um barista bem treinado, bem além dos que a rede costuma ter nos supermercados da vida, sabe tirar o café no ponto (foto acima).
A nota triste nesta história é que a lojinha da Cafeera era muito simpática. Triste perceber que uma das primeiras redes criadas por produtores de cafés especiais hoje se reduz a apenas uma loja no Itaim.

9 de outubro de 2008

Em busca do grão ideal - Parte 1

Kyle Glansville foi o eleito o melhor barista 2008 nos Estados Unidos. Agora parte para uma jornada visitando plantações de café ao redor do planeta em busca do grão ideal. Mais do que isso ele produz uma série de vídeos para a Boing Boing TV que promete ser um verdadeiro mergulho de conhecimento pelas principais regiões produtoras do planeta.

A primeira parada é no Brasil, na fazenda Conquista (Minas Gerais), principal núcleo da Ipanema Coffees uma das líderes na produção de cafés especiais no país.
O estilão video-repórter do próprio Kyle é o melhor de tudo. Descoladão ele mesmo filma e narra sua viagem. Boa Kyle!
Confira o primeiro episódio abaixo:





4 de outubro de 2008

Do outro lado do Atlântico

Me lembro sempre de uma cafeteria em algum lugar de Madrid que me espantou pela gigantesca variedade de grãos disponíveis de todas as partes do mundo. Do Havaí até a Indonésia. A possibilidade de provar diferentes sabores de qualquer lugar no mundo onde se planta café.

Sempre tive esta curiosidade que já me levou a trazer na mala grãos de café torrado dos lugares menos prováveis do mundo. Apenas pela curiosidade de provar o gosto de um café de outra parte do mun
do. No Brasil a variedade interna é tão grande e tão boa que é natural ser praticamente impossível ou caríssimo comprar café de outros continentes.

Pois uma rara oportunidade está no Pão de Açúcar. A marca Casino, que desde 1999 detêm parte do controle do Grupo Pão de Açucar já há algum tempo vem despejando nas prateleiras dos supermercados seus produtos importatos. Agora o grupo começou também a importar alguns dos cafés torrados e moídos na França. 

O mais interessante é que das opções que encontrei em dois supermercados do Grupo eram cafés africanos, um de origem queniana e outro da Etiópia, arábica, que acabei comprando.Nada muito caro, creito que custou menos de R$ 8, por 250g. Infelizmente sem a opção de comprar em grãos, mas tudo bem, nada é perfeito. A moagem um pouco grossa para a cafeteira espresso que tenho em casa, mas dá para corrigir moendo uns poucos segundos.

Pra quem gosta de sabores muito fortes pode ser uma decepção. Não produz um creme tão escuro como os cafés especiais brasileiros, mas tem um gosto totalmente diferente que vale para quebrar um pouco o hábito. 
www.flickr.com