25 de fevereiro de 2009

Armazém do Café



Foi em 2002 que comecei a dar uma atenção maior para o café diário. Comprei minha primeira máquina espresso e um moedor de grãos e procurava experimentar os diferentes cafés que encontrava pela cidade de São Paulo. No mesmo ano, em uma dos muitos finais de semana na Rio de Janeiro fui explorar uma loja que já tinha visto algumas vezes mas até então não dava nenhuma atenção e descobri algo que me surpreendeu, a existência na cidade de uma cafeteria chamada Armazém do Café que em menor tamanho lembrava e muito a experiencia europeia de café.

Diferentes grãos, de diferentes regiões, um espresso bem tirado. Em São Paulo, que é a terra do espresso no Brasil eu não conhecia ainda uma loja tão completa.

Desde então SP evolui e muito com cafeterias super requintadas se espalhando por toda a cidade. Hoje é possível passar um ano inteiro sem repetir um mesmo café especial de altíssima qualidade apenas variando as cafeterias com blends exclusivos pela capital paulista. Não sei se por isso, agora quando volto ao Rio e bato o ponto no Armazém do Café já não acho o espresso uma preciosidade. Ainda possuem uma rara oferta de grãos de qualidade, mas o serviço deixa muito a desejar, o próprio espresso nem sempre tirado da forma correta, principalmente na loja do Downtown o atendimento é um bastante descuidado.

De qualquer forma sempre trago uma pequena quantidade de grãos do tipo Frevo ou Samba que em casa sempre resultam em um café pra lá de especial.
www.flickr.com